Isaías 64.4b

De uma forma impressionante, o que o profeta Isáias declara neste versículo fala sobre o caráter de Deus, sobre o modo como Ele age, e sobre a estratégia a ser adotada por nós a fim de sermos por Ele abençoados.
Ao tratar da unicidade de Deus, a profecia lembra (como ocorre em tantos outros textos da Bíblia) que não existe outro Deus – o Deus verdadeiro é único.

Mas o que mais se destaca nessa declaração é o fato de que este Deus trabalha, e trabalha em favor do homem. Este contexto diverge de toda a mentalidade religiosa que se baseia na ideia de que a divindade é caprichosa e exigente, esperando sacrifícios humanos que lhe agradem.

O Deus apresentado nas Escrituras tem na BONDADE Seu caráter. E o Seu agir é simplesmente o reflexo disto. Por isso, tantas vezes a Bíblia fala de Sua Benignidade, que “dura para sempre”, de suas misericórdias, que “se renovam a cada manhã” e de sua bondade e fidelidade que “me seguirão todos os dias…”. Até mesmo TODOS os Seus mandamentos, são, de fato, conselhos cuidadosos de um Deus amoroso que nos aponta o frutífero caminho bom, ao tempo em que nos alerta para os riscos do caminho mau.

Finalmente, o texto vai nos ensinar qual a atitude que Ele deseja encontrar em nós: DEPENDÊNCIA. Nosso papel é esperar nEle, principalmente naquelas circunstâncias em que claramente nossos recursos são inadequados ou insuficientes.

O texto não diz que esse Deus trabalha para aqueles que merecem; nem tampouco para aqueles que conquistaram de alguma forma esse direito. Nossa parte é esperar nEle, depender dEle. E como essa nunca será nossa atitude natural, e esse nunca será um comportamento fácil, Deus muitas vezes fala sobre isto na Sua palavra. E Ele mesmo afirma, diretamente, no Salmo 46:10a “Aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS.”
Quando, finalmente, entendemos essa verdade, e substituimos nossos esforços pela confiança nEle… quando, finalmente, aprendemos a “lançar sobre Ele toda nossa ansiedade”(I Pedro 5.7)…. quando transformamos nossas ansiedades em súplica (Fil 4.6), então podemos dizer como o salmista: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.” (Salmos 4:8)

Pr. Ney Ladeia

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2020 PIB Florida

Siga-nos: