Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
Gênesis 50:20
Queria começar nossa Pastoral dessa semana desafiando você a ler toda a história de José, contada no primeiro livro da Bíblia (Gênesis capítulos 37 a 50 – pode pular o 38, que fala de uma outra história). Este é o José chamado por nós “José do Egito”, para diferençarmos do José, pai de Jesus, do José de Arimateia, do José cognominado Barnabé, e outros.
A história de José do Egito sempre foi a minha preferida desde a infância, dentre as muitas histórias contadas caprichosamente por minha mãe.
Quantas lições preciosas encontradas nessa narrativa!! Uma história que nos lembra as alegrias e os desencontros da vida familiar, os riscos produzidos pela imaturidade e imprudência, os efeitos terríveis provocados pela inveja e pelo ódio, a virtude de se preservar o caráter mesmo em meio à adversidade e o abandono, a necessidade de força e nobreza para resistir à tentação, a importância da paciência quanto o tempo de Deus diverge da nossa agenda, a existência de tempos de fartura e tempos de escassez, a beleza incomparável do perdão, e acima de tudo, a fidelidade inalterável do nosso Deus.
Uma história que ensina sobre o agir de Deus apesar dos erros humanos e sobre o modo extraordinário como Ele honra aqueles que são fieis em meio aos desafios da existência.
Como não é possível falar sobre tudo isso aqui, fica a proposta: leia repetidamente essa maravilhosa história, sempre se lembrando de que o mesmo Deus de José está agindo em sua vida e deseja agir através de você.
Pr. Ney Ladeia