Isaías 54.1-3

As profecias encontradas neste capítulo do livro do profeta Isaías são endereçadas a um povo que vivera a experiência do exílio, e trazem uma promessa de restauração e crescimento.

Fazem parte de um conjunto de oráculos, da parte de Deus, dirigidos ao seu povo para resgatar a memória do poder e do amor de Deus. O povo, depois do sofrimento do exílio, precisava ter de volta a consciência de que o Seu Deus o amava. Encontramos, então, a partir do capítulo 40, muitas afirmações divinas que trazem consolação e ânimo, reforçando o vínculo do Senhor com aquela nação e apresentando lindas promessas.

Há um claro reconhecimento da realidade do sofrimento, inclusive porque o cativeiro  já havia sido previsto por profecias apresentadas muito antes da invasão babilônica sobre Judá.

Aqui, porém, a mensagem é de cura. É a lembrança de que o nosso Deus é aquele que transforma a tristeza em alegria. A imagem da estéril que exulta (no versículo 1) é o desenho do que Deus propunha aos seus filhos: depois de toda a privação, limitação e escassez, Deus está agindo na sua restauração.

Mas Deus deseja dizer mais: Ele propõe também uma mudança de postura: Ele quer um povo de cabeça erguida, seguro e confiante, capaz de avançar e conquistar (versículo 2). Com o cuidado de estabelecer estacas bem firmadas, é tempo de estender as cortinas e ampliar as tendas.

E como regularmente acontece, o desafio vem acompanhado da promessa. O versículo três assegura o progresso e a vitória.

É muito interessante nos identificarmos com o que este texto apresenta. As experiências difíceis da vida, sejam elas fruto de nossos erros, sejam resultado de situações que independem de nós, nunca mudarão o amor de Deus por nós.

E justamente por isso, Sua proposta será sempre voltada para nos manter de pé em meio às adversidades, preservar-nos em meio ao sofrimento, e restaurar a nossa vida, de tal maneira que sejamos capazes de avançar.

O que se espera de nós é confiança em Suas promessas, disposição para fazer a Sua vontade, e coragem para prosseguir em direção aos Seus projetos. Viveremos a experiência da superação, com nossa tristeza convertida em alegria, e da vitória, com as conquistas e avanços que Ele tem colocado para nós.

Pr. Ney Ladeia

PIB FLORIDA

  1. 6 Janeiro, 2023

    🙏🏻

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2020 PIB Florida

Siga-nos: